segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Ler para crer e sonhar...
Um sonho de livro...
O livro”O Circo das Palavras Voadoras”de Álvaro Magalhães das Edições Asa é um dos livros escolhidos do Plano Nacional de leitura para o 2º ano de escolaridade no nosso agrupamento.
Chegou-nos à sala, na altura em que decidíamos a planificação da 7ª Tutoria cuja temática era a Compreensão da Leitura.
Ficou decidido! O ponto de partida seria essa narrativa.
A primeira impressão e contacto com o livro não foi muito animadora.
Parecia um livro “maçudo”, com muito texto, cansativo, nada aliciante.As ilustrações não era apelativas. Não desistimos!
Desenvolvemos estratégias antes da leitura: os alunos exploraram a capa, contra capa, titulo, autor…; Estabelecemos um objectivo de leitura (Para que vou ler?...); Activámos o conhecimento anterior sobre o tema (O que sei sobre isto?); Antecipámos os conteúdos com base no título e gravuras (O que é que esta gravura me faz lembrar?...).
Durante a leitura: Lemos e analisámos o 1º capítulo do livro, A escola das Letras; prestámos atenção ao que lemos; usámos chaves contextuais sobre o texto ( É uma história? Um poema?); Ajustámos a velocidade de leitura consoante a dificuldade do texto; lemos de novo cada parágrafo sempre que procurávamos a informação nova (O que diz aqui de novo?); Adivinhámos pelo contexto o significado de palavras desconhecidas; Criámos uma imagem mental do que foi lido; sintetizávamos à medida que avançávamos na leitura.
Foi uma deliciosa descoberta! Cada frase, cada parágrafo que líamos fazia brotar um sorriso de prazer dos nossos rostos!
À medida que líamos o capítulo deliciávamo-nos com a Vanessa e as Letras.
O que parecia ser uma leitura sem interesse, foi um prazer e uma autêntica viagem ao mundo das letras e dos sonhos.
Depois da leitura, partilhada, que fizemos, formulámos questões sobre o que lemos e respondemos; Confrontámos as previsões do conteúdo com a informação do texto; Discutimos com os colegas, em grande grupo, o capítulo lido.
Finalmente, realizámos a ficha de leitura (parte) completando a Banda desenhada que podem ver em: http://moodle.inscola.org//file.php/1/pnep/O_circo_da_palavras_voadoras.html e no documento seguinte:
A leitura, exploração e descoberta desta narrativa vai continuar. Adorámos e decidimos dramatizar a história para apresentar na festa de final de ano a todos os colegas da escola.
Deixámos ainda, algumas imagens que ilustram a realização da nossa actividade.
Turma do 2ºano,En/C;EB1 Enxertos
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
O ENSINO DA COMPREENSÃO DA LEITURA
Depois de ler uma das histórias do PNL(Plano Nacional de Leitura), “O Gato das Botas “, relemos em Powerpoint, a professora e nós,os alunos.
Enquanto relíamos, a professora ia conversando connosco sobre o que líamos e as imagens que víamos.
Foi engraçado relacionar o assunto da história com o tema que estudámos em Estudo do Meio, os animais e a sua importância. Também não nos esquecemos do dia dos Namorados até por que, o Marquês de Carabás casou com a princesa e foi feliz para sempre.
Durante a leitura a nossa colega Patrícia, a nossa menina especial, sorria com a história e olhava para as imagens do projector, até ela gostou e percebeu a linda história do Gato das Botas.
Para finalizar o estudo da nossa história fizemos uma ficha de leitura em banda desenhada onde tínhamos de legendar as vinhetas e assim recontar a história lida.
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Relações semânticas de oposição:antonímia
A partir do poema da Luísa Ducla Soares, Tudo ao contrário, jogámos o jogo do contra. A professora dava uma ordem ou uma instrução e nós tínhamos de executar o contrário. Foi super divertido.
De seguida vibrámos com o bingo dos antónimos.
A turma foi dividida aos pares. Cada par tinha um cartão com doze palavras e 50 vocábulos soltos.
A professora dizia uma palavra que tirava de uma caixa. Nós tínhamos que descobrir o seu antónimo e colocar no cartão.
Foi engraçado porque uma palavra pode ter mais que um antónimo.
( Turma do 2º ano, DEV-C; EB1 Devesinha )
Um mapa semântico
Escolhemos, para partilhar convosco, o mapa semântico da Aldeia e o texto que construímos.
Tem poucas casas, pequenas e separadas. As estradas são estreitas.
Há quintas, campos e muitos animais: lobos, coelhos, cães, ovelhas, pássaros, bois, vacas, cavalos, cobras, galinhas, galos, esquilos, ouriços-cacheiros, cabras, cabritos, gatos e ratos.
Os campos estão cultivados com: cenouras, hortaliças, batatas, pepinos, milho, cebolas, nabos. Há muitas árvores de fruto com dióspiros, maçãs, peras, laranjas. Com o leite das vacas e das ovelhas faz-se o queijo.
As aldeias cheiram a frutos, flores, relva e animais.
Lá ouvem-se muitos sons agradáveis: passarinhos, o sino da igreja, o miar dos gatos, os guizos das ovelhas, as galinhas, os galos, os cavalos, os burros, o vento, o som dos tractores.
Na aldeia vive-se bem, com calma, paz, sossego e pouco barulho.
Turma do 2ºano,En-C;EB1 Enxertos