Páscoa na minha terra
As comemorações da Semana Santa, em Vizela, começam no Domingo de Ramos, com duas procissões que são a procissão dos Ramos e a procissão do Encontro do Senhor. Na procissão do Encontro do Senhor, Jesus encontra-se com Nossa Senhora, sua mãe, e vai com a cruz às costas. Depois quando chegam junto da Praça da República fazem uma pausa e um padre dá um belo e comovente sermão.
Na quinta-feira santa realiza-se uma procissão aos doentes e na sexta-feira santa é a última procissão que, sendo a mais triste de todas, atrai muita gente a Vizela: o Enterro do Senhor.
Na procissão, as pessoas vão com vestes roxas e capuchos na cabeça, os tambores tocam compassadamente uma música triste e profunda.
No sábado às nove horas, há a missa das Aleluias em que se festeja a Ressurreição de Jesus e os sinos tocam fortemente a anunciar este momento da vida de Jesus.
No Domingo, é dia de Páscoa. As pessoas deitam flores às suas portas, as campainhas tocam para avisar que a Visita Pascal está a chegar para dar a cruz a beijar.
Os padrinhos dão o folar aos afilhados que, hoje em dia, é muito variado: amêndoas, ovos de chocolate, roscas de pão-de-ló, roupas, dinheiros…
A minha madrinha dá-me sempre roupa e um ovo de chocolate.
A Páscoa na minha terra festeja-se com muita alegria, alguma tristeza, mas principalmente em festa e em família.
Tânia Guimarães
EB1Enxertos
2ºD
1 comentário:
Gostei muito do teu texto.
Estás de parabéns!
Enviar um comentário