segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ler para crer e sonhar...

Um sonho de livro...


O livro”O Circo das Palavras Voadoras”de Álvaro Magalhães das Edições Asa é um dos livros escolhidos do Plano Nacional de leitura para o 2º ano de escolaridade no nosso agrupamento.
Chegou-nos à sala, na altura em que decidíamos a planificação da 7ª Tutoria cuja temática era a Compreensão da Leitura.
Ficou decidido! O ponto de partida seria essa narrativa.
A primeira impressão e contacto com o livro não foi muito animadora.
Parecia um livro “maçudo”, com muito texto, cansativo, nada aliciante.As ilustrações não era apelativas. Não desistimos!
Desenvolvemos estratégias antes da leitura: os alunos exploraram a capa, contra capa, titulo, autor…; Estabelecemos um objectivo de leitura (Para que vou ler?...); Activámos o conhecimento anterior sobre o tema (O que sei sobre isto?); Antecipámos os conteúdos com base no título e gravuras (O que é que esta gravura me faz lembrar?...).
Durante a leitura: Lemos e analisámos o 1º capítulo do livro, A escola das Letras; prestámos atenção ao que lemos; usámos chaves contextuais sobre o texto ( É uma história? Um poema?); Ajustámos a velocidade de leitura consoante a dificuldade do texto; lemos de novo cada parágrafo sempre que procurávamos a informação nova (O que diz aqui de novo?); Adivinhámos pelo contexto o significado de palavras desconhecidas; Criámos uma imagem mental do que foi lido; sintetizávamos à medida que avançávamos na leitura.
Foi uma deliciosa descoberta! Cada frase, cada parágrafo que líamos fazia brotar um sorriso de prazer dos nossos rostos!
À medida que líamos o capítulo deliciávamo-nos com a Vanessa e as Letras.
O que parecia ser uma leitura sem interesse, foi um prazer e uma autêntica viagem ao mundo das letras e dos sonhos.
Depois da leitura, partilhada, que fizemos, formulámos questões sobre o que lemos e respondemos; Confrontámos as previsões do conteúdo com a informação do texto; Discutimos com os colegas, em grande grupo, o capítulo lido.
Finalmente, realizámos a ficha de leitura (parte) completando a Banda desenhada que podem ver em: http://moodle.inscola.org//file.php/1/pnep/O_circo_da_palavras_voadoras.html e no documento seguinte:


A leitura, exploração e descoberta desta narrativa vai continuar. Adorámos e decidimos dramatizar a história para apresentar na festa de final de ano a todos os colegas da escola.
Deixámos ainda, algumas imagens que ilustram a realização da nossa actividade.





Turma do 2ºano,En/C;EB1 Enxertos

2 comentários:

EcoEnxertos disse...

O ano passado também lemos esse livro...adoramos...ainda hoje nos lembrados dele e das suas fantásticas histórias.
Estamos ansiosos por ver o vosso teatro.
Turma E - EB1 Enxertos

Fernanda Magalhães disse...

Vimos os vossos slides e gostámos muito. Ainda andamos no primeiro ano e precisamos da ajuda da nossa professora para lermos um livro mas para o ano também queremos ler esse livro porque deve ter histórias muito giras.
Turma B - Enxertos