sábado, 7 de fevereiro de 2009

Um mapa semântico

No âmbito da temática, o ensino explícito do léxico na compreensão da leitura e na produção textual, construímos, em grupo, diferentes mapas semânticos. O objectivo era posteriormente produzirmos textos bem bonitos e criativos.
Escolhemos, para partilhar convosco, o mapa semântico da Aldeia e o texto que construímos.




Aldeia

Uma aldeia é pequena.
Tem poucas casas, pequenas e separadas. As estradas são estreitas.
Há quintas, campos e muitos animais: lobos, coelhos, cães, ovelhas, pássaros, bois, vacas, cavalos, cobras, galinhas, galos, esquilos, ouriços-cacheiros, cabras, cabritos, gatos e ratos.
Os campos estão cultivados com: cenouras, hortaliças, batatas, pepinos, milho, cebolas, nabos. Há muitas árvores de fruto com dióspiros, maçãs, peras, laranjas. Com o leite das vacas e das ovelhas faz-se o queijo.
As aldeias cheiram a frutos, flores, relva e animais.
Lá ouvem-se muitos sons agradáveis: passarinhos, o sino da igreja, o miar dos gatos, os guizos das ovelhas, as galinhas, os galos, os cavalos, os burros, o vento, o som dos tractores.
Na aldeia vive-se bem, com calma, paz, sossego e pouco barulho.

Turma do 2ºano,En-C;EB1 Enxertos

1 comentário:

Estrelinhas disse...

Olá amiguinhos!

Gostámos muito do vosso trabalho sobre a aldeia.
Nós também construímos o mapa semântico da água. Porque não vão ao nosso blog (ecopnepianos) espreitar? Aproveitem e deixem um comentário.

Beijinhos das Estrelinhas da turma D da escola Maria de Lurdes